Breve história
da técnica da escrita

Primeiras escritas

"... toda história da tipografia pode ser vista como um série de sucessivas adaptações a uma nova tecnologia... Virtualmente em todo caso, nós vemos o mesmo padrão repedido: No começo, designers tentando utilisar a nova tecnologia para simular a tipografia produzida pela velha... depois, designers se tornam mais adaptados às limitações da nova tecnologia... Finalmente os designers desenvolvem novos desenhos de tipo que tiram vantagem da nova tecnologia" (Biegelow, C. in Boag, a. The representation of type on screen p 4)



Demonstração da aparência do traço causado por diferentes técnicas de escrita.
1. cortes rústicos em madeira
2. esculpidos com cinzel
3. hastes mergulhadas na tinta
4. pincéis
5. penas côncavas
6. tecidos
7. bordados
8. pirografia
(frutiger, 1999)
traco



Assim como na arquitetura, na escrita a forma dos caracteres também tem uma tendência histórica de ser determinada pelas técnicas e utensílios empregados na escrita. Estudaremos a mudança da aparência e dos estilos de caracteres pela mudança e evolução das técnicas de impressão e escrita.

As primeiras técnicas de escrita variavam de acordo com a disponibilidade de materiais de cada região. Assim, na mesopotâmia a escrita era feita em argila enquanto no sudeste asiático era feita com estiletes em folhas de palmeira, e no Egito, logo utilizaram papiro, e assim por diante.

este tablete de argila demonstra o desenvolvimento dos símbolos sumérios para estrela, cabeça e água. Os primeiros são de 3100 A.C, os segundos de 2800 A.C., evoluíram até as primeiras escritas cuneiformes (2500 A.C.)(Meggs, 1983) clay Este é um detalhe do livro dos mortos de Tuthmosis III (1450 A.C), que mostra hieroglifos simplificados (Meggs, 1983) clay
topo | home | referencia

© Ariane Stolfi, CNPQ, 2002